...Otimização: Trazer as soluções RH a um nível mais elevado

Header_campaign01-2019.jpg

…Otimização: Trazer as soluções RH a um nível mais elevado

Temos vindo a assistir, nos anos mais recentes, a uma verdadeira explosão de ferramentas e tecnologia utilizadas na Indústria dos RH. Centenas de start-ups estão cada vez mais focadas em diferentes aspetos relacionados com o Ciclo de vida do Talento , tentado explorar e criar novas soluções e tecnologias. Um pouco por todo o mundo, as organizações têm vindo a abraçar toda esta mudança que está a ocorrer na indústria dos RH,a qual está a automatizar os seus processos e procedimentos de forma muito rápida. Infelizmente, estas mudanças ocorrem sem que se compreenda de forma exata, quais as necessidades reais e quais as perguntas adequadas, cometendo o erro de tomar decisões de forma irrefletida.

 

A Falta de Talentos

Em simultâneo, estamos a experienciar uma falta de talentos numa escala global. As agências de Trabalho Temporário estão a combater a redução de fee’s, as empresas de recrutamento não conseguem encontrar as pessoas certas (os processos são demasiado rápidos ou as metodologias são insuficientes) e os millennials não utilizam a linguagem que os seus empregadores usam. As organizações lutam para manter os seus talentos, e as indústrias disruptivas estão a ter muitas pessoas com boa formação ao nível das Hard skills, mas com imensas lacunas ao nível da formação, sobretudo no âmbito comportamental, ou, as chamadas, soft skills.

Estes desafios, e o seu impacto poderão variar de acordo com cada região, país, mas na generalidade, as dificuldades serão as mesmas.

Cada vez mais, o uso de respostas standard, ou respostas cuja versão é a mais rápida não serão devidamente suficientes, os Career Owners e as organizações necessitam encontrar um novo equilíbrio.

 

Introdução: Otimização da força de trabalho

Este é o momento para darmos o próximo passo e para mudarmos dos processos de HR automatizados para Soluções RH que nos levem, para aquilo que chamamos, Otimização da força de trabalho ( workforce optimisation)

Iremos observar nos próximos anos, a uma evolução com o objetivo de otimizar a interação entre três partes intervenientes em todo o processo: os fornecedores de tecnologia RH, o novo “papel” do Professional RH e a interação dos Gestores de Carreira ( Career Owners).

Do nosso ponto de vista, as ferramentas atuais de RH, oferecem muito pouco ou nenhuma interação, tornando diminuta a possibilidade do Empregador / Gestor de carreira, não sendo, portanto, uma solução futura.

 

A nossa Observação / Opinião

Regressando ao passado, em 2006, quando a Thalento®, desenvolveu os e-Assessments, a forma tradicional dos mesmos , era através do recrutador , o qual com escassa informação, decidia quem era e quem não era recrutado.

 Atualmente, a Thalento®, é um parceiro de confiança para os clientes de todos os setores e indústria, em cerca de 50 países, oferecendo a todos eles, informações válidas e precisas baseadas nos nossos e-assessments, soluções de Talento e ferramentas Inteligentes no âmbito da gestão de Talento, disponibilizadas em cerca de 26 línguas por todo o mundo. Permitimos que os nossos clientes se foquem nas suas Pessoas e no seu verdadeiro potencial.

Recentemente, temos vindo a observar uma forte tendência na aplicação de informações sobre o Talento ( Talent Data) : existe na generalidade, uma utilização acrescida no uso de assessments, enquanto o talento e desenvolvimento de potencial são recolhidos em simultâneo, e analisados de forma mais eficiente e focada.

As organizações estão a ter um olhar mais atento e sério no seu Ciclo de Vida do Talento , e nas necessidades e expectativas dos talentos existentes nas suas equipas.

Programas introdutórios, desenvolvimento e atribuição de formações, estão a ser criados tendo em conta as expectativas individuais dos gestores de carreira e as necessidades das empresas.

Todas estas novas ideias, serão integradas em novas formas de trabalho, respeitando e valorizando o trabalho remoto, equipas de projeto em várias localizações, escritórios flexíveis e a partir de casa, espaços de trabalho em comunidade ( co-working). Tudo isto com a ambição de trazer trabalhadores, empregadores e freelancers a colaborarem de forma mais próxima, e de uma forma mais adaptativa e eficiente.

As novas formas de trabalho irão exigir uma forma diferente e mais transparente na recolha e partilha de informação sobre as Pessoas ( People Data), com Tecnologia e Ferramenta RH, acessíveis a todos os gestores  em conjunto com a nova geração de profissionais RH, com especial enfoque na otimização de Talento, de acordo com todas as fases do Ciclo de vida do mesmo.

Todas as soluções e ferramenta RH terão que ser integradas, numa colaboração conjunta com os líderes, na qual deverão partilhar informação, de forma acessível, de fácil compreensão, mas de uma forma segura e confiável.

Isto é a verdadeira otimização de trabalho!

Na Thalento®, estamos verdadeiramente comprometidos e prontos para ser o seu parceiro RH de confiança.Está pronto para abraçar a mudança connosco?

We tailored your journey.